terça-feira, 12 de novembro de 2013

União dos Escoteiros do Brasil completa 89 anos


Por – Assessoria do GERFUBA, Parnaíba (PI).
Em comemoração ao aniversário de 89 anos da União dos Escoteiros do Brasil, conheça abaixo como ocorreu sua criação:

No dia 7 de setembro de 1924, Padre Leovigildo França, vice-presidente da Associação de Escotismo Católico, realizou uma conferência sobre o Jamboree Internacional realizado em Copenhague, Dinamarca. Quando teve contato com as palavras do Padre, Benjamin Sodré, conhecido também como Velho Lobo, ficou comovido e afirmou: "Para o futuro, o Brasil se deve representar, em qualquer reunião internacional, não por uma delegação de uma de suas Associações, mas por uma Delegação de Escoteiros do Brasil".

Motivado por este espírito, o Velho Lobo convocou todas as instituições escoteiras para uma reunião, a fim de formar apenas uma Associação Nacional do Escotismo Brasileiro. O resultado foi que quase todas as associações aderiram prontamente à sugestão. No dia 4 de novembro de 1924, fundaram a União dos Escoteiros do Brasil – UEB e passaram a se reunir no Clube Naval, primeira sede provisória da instituição, no Rio de Janeiro.

A iniciativa de unificar o Escotismo no Brasil contou com o incentivo do próprio Fundador Baden-Powell, e graças ao esforço, boa vontade e inspiração de muitos líderes, ao longo dos anos a União dos Escoteiros do Brasil construiu uma história cheia de realizações. Esta história continua sendo escrita, a cada dia, por todos nós.

Via – União dos Escoteiros do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário