quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lançada a 2ª edição do concurso de curta documentário sobre a Lei Maria da Penha

Por – Assessoria do GERFUBA, Parnaíba (PI).

Imagem: Divulgação
De acordo com o Mapa da Violência 2012, o Brasil ocupa a sétima posição em número de mulheres violentadas e mortas no mundo. Segundo a pesquisa, nos últimos 30 anos, cerca de 91 mil mulheres foram assassinadas em território nacional. Apenas de 2001 a 2011 foram 50 mil mulheres assassinadas no Brasil, vítimas de violência doméstica e familiar – o equivalente a 5 mil mortes por ano, 15 por dia e uma mulher morta a cada uma hora e meia.

Com o objetivo de discutir esse assunto junto aos jovens, a Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados lançaram a 2ª Edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, voltado aos alunos de ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos. Com o tema: “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!”, a iniciativa pretende chamar a atenção, de uma forma criativa e inovadora, para o problema da violência de gênero.

Para se inscrever, os estudantes deverão produzir um vídeo, de um a cinco minutos de duração, por meio de telefone celular ou câmara digital, e postá-lo no YouTube. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2013, via internet, pelo site do concurso: http://www.curtamariadapenha.com.br/ onde poderão ser encontradas todas as informações pertinentes.

O concurso premiará seis alunos – um por região e outro por júri popular –, com um tablet para cada e uma viagem a Brasília para participar da cerimônia de premiação, prevista para ocorrer em maio de 2014, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher no Congresso Nacional. Os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora serão exibidos nos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério da Educação e nas redes de comunicação de parceiros, como o Banco Mundial, além de disponibilizados no portal do concurso.  

Via – União dos Escoteiros do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário