terça-feira, 25 de junho de 2013

Nota dos Escoteiros do Brasil sobre participação de seus membros em manifestações públicas

Diante de várias manifestações públicas populares que ocorrem no país, os Escoteiros do Brasil esclarecem:

Por - Ascom do GERFUBA, Parnaíba (PI).
Imagem: Reprodução
1. Os Escoteiros do Brasil entendem que as manifestações públicas ocorridas em nosso país nos últimos dias fazem parte do estado de direito e da democracia, e não restringem nem são contrários à participação de seus associados nestes eventos, de forma pacífica, desde que tal exercício de cidadania seja coerente com os princípios escoteiros, o respeito às liberdades individuais, o direito e a justiça.

2. Cabe a cada um, de livre consciência, e com juízo crítico, apoiar ou não as diferentes reivindicações apresentadas nestes movimentos, de forma pessoal, sem representar a organização escoteira, que é uma instituição plural, caracterizada pela diversidade, e na qual seus associados possuem distintas convicções, crenças e ideologias, que merecem ser respeitadas.

3. Os Escoteiros do Brasil são absolutamente contrários a qualquer tipo de violência, dirigida às pessoas ou patrimônio, e conclamam seus associados a que evitem conflitos, conduzindo-se como exemplos de paz e dignidade, com especial cuidado de não colocar os outros ou a si próprio em risco.

4. Ressaltam, por fim, que a participação de membros juvenis deve, necessariamente, passar pelo conhecimento e aprovação de seus pais ou responsáveis, a quem cabe a responsabilidade de autorizar, ou não, a participação.

Curitiba, 24 de junho de 2013

Diretoria Executiva Nacional da UEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário