quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mesmo com muita chuva, GERFUBA participa da procissão de Fogaréu

GERFUBA na frente na igreja esperando o início da procissão.
A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Parnaíba, na quarta-feira santa. A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e teve início neste ano de 2015 às 18h30min ao som de tambores, à porta da Igreja de São Sebastião. A convite do pároco Frei Santos, o 28º PI /Grupo de Escoteiros Raul Furtado Bacellar participou da missa e da caminhada com os cristãos.  

Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguiram pela Avenida São Sebastião a passos lentos. No entanto, devido a forte chuva que atingiu o litoral piauiense no início da noite desta quarta-feira (01/04), a procissão só percorreu até a metade do trajeto.


“Durante a caminhada, escoteiros, seniores e chefes não desistiram de seguir em frente acompanhando a procissão, mesmo com o temporal que caía em Parnaíba. E isso demonstra a determinação e a coragem do nosso grupo”, ressaltou a presidente do GERFUBA, Ana Vilma, que acompanhou todo o percurso. 

A Procissão do Fogaréu foi introduzida no Brasil em meados do século XVIII. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. 
GERFUBA chegando da procissão. Membros completamente molhados. 
Assessoria de Comunicação do GERFUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário